Eleições 2014

738 eleitores irão votar em trânsito em Santa Maria

"

O voto em trânsito, modalidade que permite a escolha apenas para os cargos de presidente e vice aos eleitores habilitados, estreia em Santa Maria e em outras três cidades gaúchas com mais de 200 mil eleitores _ Caxias do Sul, Canoas e Pelotas. Até a última eleição, a opção era oferecida somente nas capitais estaduais, como Porto Alegre.

Em Santa Maria, 738 eleitores estão cadastrados para votar no domingo, no 1º turno do pleito, e 723 estão aptos a participar do 2º turno, em 26 de outubro.
O voto em trânsito será depositado em duas seções (415 e 416), e as urnas ficarão no mesmo local: na Igreja Metodista Central (Rua Tuiuti, 2.033, esquina com a Acampamento).

Essa modalidade de voto permite que um eleitor que não esteja no seu domicílio eleitoral no dia da eleição vote em outra cidade, desde que tenha solicitado o serviço antecipadamente _ o prazo terminou em 21 de agosto.
Para votar em trânsito, o eleitor deve comparecer, com um documento oficial no local indicado. Caso não esteja na cidade que escolheu para votar em trânsito, assim como os demais eleitores que estão fora de sua cidade de origem, deve justificar seu voto.

EM TRÂNSITO

- Só votará em trânsito o eleitor que se habilitou junto a um cartório eleitoral até 21 de agosto
- Nesta opção, o eleitor só pode votar para presidente e vice
- A habilitação para o voto em trânsito não transfere a inscrição para outro município. Isso significa que, após as eleições, a vinculação do eleitor segue na sua seção de origem
- São 5 cidades no Estado e 92 no Brasil, que, neste ano, recebem eleitores habilitados para o voto em trânsito
- Santa Maria tem 738 eleitores cadastrados no 1º turno. Em todo o país, são 84.418 eleitores habilitados

A JUSTIFICATIVA

Todo o eleitor que, no dia da votação, estiver fora de seu domicílio eleitoral deve justificar seu voto:

1) Se não estiver com o título em mãos, descubra o número de sua inscrição eleitoral no site do TSE
2) Vá à seção eleitoral mais próxima e tenha em mãos um documento oficial com foto
3) Em qualquer seção, preencha e assine o requerimento de justificativa eleitoral (também pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e nos sites do TSE e do TRE)

OUTRAS ORIENTAÇÕES

- Caso a entrega da justificativa não seja feita no dia da votação, deve ser apresentada pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviada pelo correio ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito até 60 dias após cada turno. O requerimento deve ser acompanhado da documentação que comprove a impossibilidade de comparecer ao pleito, para que seja examinada pelo juiz eleitoral 
- Se um eleitor deixar de votar apenas em um turno, deverá justificar sua ausência para aquele turno
- Caso não vote no primeiro e no segundo turno, deverá justificar cada uma das faltas respeitando o prazo para cada um
- Quem possui domicílio eleitoral no Exterior (Zona ZZ), que autoriza o voto em presidente e vice, e não pode comparecer também deve justificar a falta. Quem vive em outro país e mantém seu domicílio eleitoral no Brasil também deve justificar enquanto estiver fora do país

Sábado é dia de arrumar as urnas

A manhã deste sábado será o momento de a Justiça Eleitoral distribuir pelos locais de votação e testar, pela última vez antes da eleição, as urnas eletrônicas que serão usadas em Santa Maria e região. A partir das 7h, 20 veículos, entre carros, caminhonetes e caminhões, estarão enfileirados em frente ao cartório da 147ª Zona, na Avenida Medianeira, para serem carregados com as urnas.

Conforme os veículos forem carregados, começará o deslocamento pelos prédios onde ficarão as sessões eleitorais em Santa Maria, Silveira Martins, São Martinho da Serra e Itaara. O trajeto mais longo deve ser feito pelo distrito santa"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

TCE reprova contas de ex-prefeito de Rosário do Sul

Próximo

Você sabe o seu local de votação?

Política